27 de set de 2010

Série: OCULTISMO 13 - VAMPIRISMO Filme: Twilight (Crepúsculo)

Série: OCULTISMO 13  - VAMPIRISMO 


                        Filme: Twilight (Crepúsculo)

Cuidado com o que Você anda lendo e assistindo. Qualquer tipo de contato com OCULTISMO está fora da palavra do Senhor, portanto, você pode abrir caminhos diretos para satanás dominar sua mente e corpo. Não substime a força que o mal tem sobre você, caso for  um desses que abriu caminho para o satanás.

Veja abaixo, detalhes de algumas séries que encontramos em livros e filmes.





Twilight Saga.jpg
Crepúsculo

Os livros da série, em sua versão America (EUA)
Twilight (Crepúsculo em português) é uma série de histórias de fantasia e romance sobre vampiros escrita por Stephenie Meyer. A saga conta a história de Isabella Swan (Bella), uma adolescente que se muda de Phoenix para Forks, em Washington, experimentando um mundo totalmente novo para si, ao apaixonar-se por Edward Cullen, um vampiro.
Os quatro livros da série são contados sob o ponto de vista de Bella, exceto o epílogo de Eclipse e um terço de Breaking Dawn, que são narrados por Jacob Black. A série vendeu mais de 85 milhões de cópias ao redor do mundo.[1]



Crepúsculo (Twilight)

Artigo PrincipalCrepúsculo (livro)
Isabella Swan, de 17 anos, nunca havia vivido grandes emoções na sua vida. Sendo uma jovem extremamente responsável, tímida e introspectiva, decide mudar-se da calorosa cidade de Phoenix, no Arizona, para a chuvosa Forks, uma cidadezinha no interior de Washington, tão pequena que quase todos os habitantes se conhecem. É ali que Bella irá morar com seu pai, Charlie, e é em sua nova escola que ela conhece os Cullen, cinco intrigantes jovens de uma beleza inumana. É neste mistério que caracteriza a família, que Bella se vê atraída pelo misterioso Edward Cullen, jovem pálido e de cabelos cor de bronze que mostrará um novo universo a Bella, transformando completamente o rumo da sua vida. Edward trata-se de um vampiro, que acaba por se apaixonar por Bella, enquanto controla e resiste a um dos seus maiores desejos - provar o sangue de Bella, que segundo ele, exala o odor mais atrativo que já sentiu. No entanto, ao contrário dos outros vampiros, os Cullen optam por só se alimentar de sangue animal.
É então que James, um vampiro obcecado em caçadas - que juntamente com o seu grupo composto por ele, Victoria e Laurent foi o culpado de inexplicáveis homicídios -, se determina a matá-la, uma vez que não resiste ao cheiro do seu sangue. Ela despede-se de Charlie e vai paraPhoenix - tudo muito cuidadosamente para não serem rastreados por James.
Bella vai com Alice e Jasper para Phoenix, enquanto Rosalie e Esme ficam para despistar Victoria (a vampira que acompanhava James) e Carlisle, Emmett e Edward vão atrás deste, para tentar matá-lo. Enquanto Bella está em Phoenix, Alice tem uma visão com a casa da mãe de Bella e o estúdio de balé onde Bella tinha aulas com 7 ou 8 anos. Bella, sem que eles percebam, recebe um telefonema que a faz pensar que o inimigo capturou a sua mãe, e isso faz com que ela fuja para ir ao encontro de James. A fuga acontece no aeroporto, enquanto Bella, Alice e Jasper esperam por Edward e Carlisle. Ela vai ao encontro de James. James, que por sua vez não havia capturado a mãe de Bella, a tortura e por pouco não a mata. James a morde, mas Edward aparece para salvar Bella. Enquanto Edward trava uma luta mortal com James, Bella fica inconsciente e começa a se transformar em vampira. Quando ela acorda, está no hospital e Edward conta que teve que sugar o veneno de seu sangue, e que se fosse um pouco mais tarde agora ela seria um deles. Porém, Bella deseja tornar-se uma vampira para viver a eternidade com Edward, mas ele se recusa a transformá-la.

Lua Nova (New Moon)

Artigo PrincipalLua Nova (livro)

É 13 de Setembro, um dos dias mais temidos por Bella, por ser seu aniversário. Ela detesta este dia porque completa 18 anos e será sempre mais velha que Edward. Contra a sua vontade, Alice Cullen prepara uma festa surpresa, presentes incluídos. Ao abrir um deles, Bella corta-se acidentalmente com o papel e Jasper, o vampiro com mais dificuldade em se conter ao cheiro de sangue, não consegue evitar e tenta atacá-la. É por esse motivo que Edward e sua família vão embora de Forks; ele teme que esteja colocando a vida dela em perigo. Bella entra em umadepressão profunda por vários meses depois que ele parte, até que ela desenvolve uma forte amizade com Jacob Black, que mais tarde se revela um lobisomem. Jacob e os outros lobisomens de sua vila devem protegê-la de Victoria, uma vampira má que pretende se vingar de Edward matando Bella, por ele ter acabado com James. Com os acontecimentos, descobre que quando está em perigo, ou quando senteadrenalina, escuta a voz de Edward, que ela julga ser uma alucinação, falando dentro de sua cabeça. Para nunca esquecer a voz dele, envolve-se em perigosas atividades, como guiar motos e fazer queda livre. Numa destas atividades, Bella quase se afoga no mar, mas é salva por Jacob. Alice vê Bella atirar-se do penhasco e Edward pensa que Bella está realmente morta. Desesperado, ele decide então acabar com sua existência, apelando para os Volturi, um grupo que representa espécie de "realeza" entre os vampiros e aplica "leis" para manter sua espécie em segredo. Ele vai a VolterraItália, procurando pelos Volturi, mas Bella o detém. Eles se encontram com os Volturi antes de retornarem para Forks e Aro, seu lider, demonstra um interesse especial em Bella, considerando que seu conhecimento sobre os vampiros pode colocar sua espécie em perigo e exigindo que ela seja morta ou transformada em vampira também.

Eclipse (Eclipse)

Artigo PrincipalEclipse (livro)

Estranhas mortes acontecem em Seattle, uma cidade perto de Forks, e os Cullen acreditam ser causadas por um exército de vampiros "recém-criados". Edward está mais alerta que nunca com relação à segurança de Bella. Enquanto os Cullen vêem este problema como uma desculpa para receberem uma visita dos Volturi, Bella preocupa-se mais em escolher entre a sua amizade com Jacob (permanecendo humana, mas entregue ao castigo dos Volturi por ser a única humana a saber sobre a existência de vampiros) e o amor que sente por Edward (sendo transformada numa vampira). Sabe que se fosse transformada iria originar uma batalha entre lobisomens e vampiros, já que os Cullen haviam se comprometido com eles a não morder nenhum ser humano, pondo a sua nova familia e os seus antigos amigos em risco. Bella desconfia de que Victoria é a criadora dos novos-vampiros e uma batalha para proteger a adolescente começa. Os lobisomens aliam-se aos Cullen e Victoria é morta. Os Volturi aparecem e Carlisle garante para eles que a transformação de Bella em uma vampira aconteceria em breve.

Amanhecer (Breaking Dawn)

Artigo PrincipalAmanhecer (livro)

Bella e Edward se casam e passam a lua-de-mel em uma ilha do Atlântico, próxima ao Rio de Janeiro, mas eles voltam repentinamente, pois Bella descobre que está grávida. Edward tem medo de que a criatura mate Bella, e não quer que o bebê nasça. Ela, no entanto, quer ter o filho. Então pede ajuda a Rosalie e ela cuida para que ninguém se aproxime de Bella durante a gravidez. O bebê representa uma "maldição" para osLobisomens, pois não sabem que criatura irá nascer e que tipo de perigo representa. O bando planeja destruí-la antes que ela nasça, e consequentemente, Bella morra. Jacob não aceita isso e se rebela contra o bando. O bebê acaba por machucar Bella apenas por se mexer, a medida que a gestação avança, e logo os Cullen descobrem que devem alimentar Bella com sangue para que a criança não a mate, e ela segue a instrução. A gestação dura pouquíssimo tempo, a criança nasce e Edward transforma Bella em uma vampira antes que ela morra depois do parto. Ela descobre que pode controlar seus desejos por sangue melhor do que se esperava de um vampiro recém-criado. A criança é umamenina, diferente do que Bella pensava, e recebe o nome de Renesmee (que é uma junção dos nomes Renée e Esme). Jacob não aguenta ouvir Emmett e Rosalie falando a todo momento sobre se mudar e percebe que o maior problema é Charlie. Sendo assim, conta ao pai de Bella, sobre o mundo sobrenatural. Charlie pede a Jacob que não o conte todos os detalhes, só o necessário. Jacob sofre imprinting com Renesmee. Alice vê que os Volturi estão vindo para matar Renesmee, acreditando que ela era uma criança que havia sido transformada em vampiro - algo estritamente proibido - , por causa do depoimento de Irina Denali. Alice vai embora com Jasper logo depois. Carlisle, Esme, Rosalie e Emmett viajam para chamarem todos os vampiros que conhecem, com a intenção de fazer os Volturi pararem para ouvir a real explicação da origem de Reneesme. Todos esperam na mansão Cullen até que os Volturi chegam. Bella descobre que tem o poder de criar um escudo em volta de si, e protege a família e amigos durante o confronto. Irina é morta por Caius, que não aceitava que não houvesse batalha. Quando os Cullen, seus amigos, os Lobisomens e os Volturi estão frente a frente e a batalha parece iminente, Alice aparece, trazendo outro meio-vampiro meio-humano para provar que não há problema em deixar Renesmee viver. Os Volturi, com um pouco de relutância, vão embora.

Personagens principais

Bella Swan - É a protagonista da série, que é contada a partir de seu ponto de vista. Sua vida passa por uma grande mudança quando ela se apaixona pelo vampiro Edward Cullen. Bella tem um estranho "escudo" em sua mente, que impossibilita os dons que os vampiros exercem sobre mentes (como ler pensamentos, e como o dom de Jane Volturi, que cria uma sensação de uma dor muito profunda no corpo da vítima). No último livro, casa-se com Edward, e engravida. Sua gestação é perigosa e curta. Depois do parto, torna-se vampira, vista como uma "defensora". Para uma recém-criada, controla-se muito bem ao sangue humano. Descobre que pode criar um escudo a sua volta, e que, quando quiser pode retirar o "escudo" de sua mente, para que Edward possa ouvir seus pensamentos.
Edward Cullen - Edward é um vampiro que vive de sangue animal em vez de sangue humano. Ele vive com um clã de vampiros conhecido como a família Cullen. Edward tem o dom de ler mentes, podendo ouvir os pensamentos de qualquer um a algumas milhas de distância; porém, ele só pode ouvir o que a pessoa está pensando no momento. Bella é a única imune ao seu poder. Foi o primeiro humano a ser transformado em vampiro por Carlisle, em 1918 (com 17 anos), quando estava morrendo de gripe espanhola. Sua própria mãe, Elisabeth Masen, antes de morrer da doença, pediu para que Carlisle fizesse tudo "o que os não podiam fazer" para salvar seu filho, o que deixou o médico achando que Elisabeth sabia o que ele era na verdade. Tem grande respeito e admiração por Carlisle e Esme, e segundo ele mesmo, "não pensaria em duas pessoas melhores".
Jacob Black - Um personagem secundário no primeiro livro, mas que ganha maior destaque nos livros seguintes. Em Twilight, é ele quem conta à Bella sobre as lendas quileutes e diz que, segundo as lendas, os Quileutes seriam descendentes de lobos, sendo então lobisomens e que os Cullen seriam vampiros, e diz ainda que lobisomens e vampiros são inimigos. Mesmo sem acreditar nessas histórias, Jake acaba violando o trato feito por Ephraim Black (seu ascendente) e Carlisle Cullen. Jake só passa a acreditar nas lendas quileutes quando ele mesmo se torna um lobisomem, em New Moon. Embora esteja apaixonado por Bella, ela inicialmente o vê apenas como seu melhor amigo. Depois de uma confusão de sentimentos em Eclipse, Jacob e Edward entram em atrito constante. Em muitos momentos porém, Jacob se posiciona ao lado da família Cullen por causa de Bella. Em Breaking Dawn, ele tem uma impressão (que é como a atração de almas-gêmeas) com Renesmee. Ele narra o Epílogo de Eclipse e um terço de Breaking Dawn, o último livro da série.

Ambientação

A história decorre principalmente na cidade de Forks, em Washington, onde Bella e o seu pai, Charlie, moram. Outras cidades em Washington aparecem brevemente na série ou são mencionadas, como Port AngelesOlympiaSeattle e a comunidade de La Push, no Condado de Clallam. Alguns eventos em Twilight acontecem em PhoenixArizona, onde Bella foi criada. Volterra, na Itália, aparece em New Moon.Jacksonville, na Flórida, é mencionada em Eclipse, quando Edward e Bella visitam a mãe dela, que se mudou para lá com seu marido. OMéxico é pouco citado em "Lua Nova" e "Eclipse"; quando Jasper conta a Bella a história da sua vida. Já o Brasil é citado em "Lua Nova", quando Edward segue uma pista falsa de Victoria, e o Rio de Janeiro em "Amanhecer", quando Edward e Bella passam a lua-de-mel no país.

Origem e publicação
A autora Stephenie Meyer disse que a idéia de Twilight veio de um sonho que ela teve em 2 de junho de 2003. O sonho era sobre uma garota humana e um vampiro que estava apaixonado por ela, mas também estava sedento de seu sangue. Baseada nesse sonho, ela escreveu a transcrição do que agora é o capítulo 13 do livro.[2] Apesar de ter pouca experiência, em três meses ela havia transformado o sonho em um romance completo.[3] Depois de escrever e editar o livro, ela assinou com a editora Little, Brown and Company por 750,000 dólares, um montante elevado para a primeiro publicação de um autor.[4] Megan Tingley, a editora que assinou com Meyer, disse que, na metade da leitura do manuscrito, ela percebeu que tinha um futuro bestseller nas mãos.[5] O livro foi publicado primeiramente em 2005.
Depois do sucesso de Twilight, Meyer expandiu a história em uma série com mais três livros: New Moon (2006), Eclipse (2007) e Breaking Dawn (2008). No total, os quatro livros da série venderam mais de 85 milhões de cópias mundialmente.[1]

[editar] Estrutura e gênero

A série Twilight faz parte do gênero de ficção para jovens adultos, fantasia e romance, embora Meyer categorize seu primeiro livro, Twilight, como "suspense romance terror comédia".[6] No entanto, ela afirmou que considera seus livros como "romance mais do que qualquer coisa".[6]A série explora o não ortodoxo romance entre a humana Bella e o vampiro Edward, assim como o triângulo amoroso entre Bella, Edward e Jacob Black, um lobisomem.[7] Os livros evitam se aprofundar em sexo provocativo e drogas, porque, de acordo com Meyer, "Eu não acho que adolescentes precisem ler sobre sexo gratuito".[8]
Os livros foram escritos em primeira pessoa, primeiramente do ponto de vista de Bella, com o epílogo do terceiro livro e um terço do quarto sendo narrados por Jacob. Quando perguntada sobre a estrutura do romance, Meyer descreveu sua dificuldade de identificar a premissa do livro em alguma categoria específica:
"Eu tive tempos difíceis com isso. Porque se eu disser para alguém, 'Você sabe, é sobre vampiros', então imediatamente eles teriam sua imagem mental de como o livro é. E ele não é como os outros livros de vampiros por aí - os de Anne Rice e alguns que tenho lido. Não é o tipo de mundo obscuro e sombrio e sedento de sangue. Então quando você diz, 'É ambientado em uma escola secundária', várias pessoas imediatamente o colocam em outro grupo. É fácil classificar com descrições diferentes."[9]
Os livros são baseados nos mitos dos vampiros, mas os vampiros de Twilight diferem em vários elementos dos vampiros típicos. Por exemplo, os vampiros de Twilight tem dentes fortes ao invés de caninos; eles brilham à luz solar, não queimam; e alguns deles tomam sangue animal no lugar do sangue humano. Meyer disse que seus vampiros diferem dos outros porque ela não se informou sobre o canon dos vampiros, dizendo:
"Quando soube que Twilight poderia ser publicado que comecei a pensar se meus vampiros eram muito iguais ou muito diferentes dos outros. Claro, eu estava muito aprofundada nos meus personagens para fazer mudanças... então eu não tirei as presas e os caixões e as outras coisas para distinguir meus vampiros; isso é apenas como eles chegaram para mim."[10]

Temas e inspiração

De acordo com a autora, seus livros são "sobre vida, não morte" e "amor, não luxúria".[11] cada livro da série foi inspirado e vagamente baseado em um clássico diferente da literatura. Crepúsculo em Orgulho e Preconceito de Jane AustenLua Nova em Romeu e Julieta deWilliam ShakespeareEclipse em O Morro dos Ventos Uivantes e Amanhecer em outro livro de Shakespeare, Sonho de Uma Noite de Verão.[12] Meyer também afirmou que a série Anne of Green Gables, de Orson Scott Card e Lucy Maud Montgomery foi uma grande influência em sua escrita.[9]
Outros temas incluem escolha e livre arbítrio.[9][3] Meyer declarou que os livros são centrados na escolha Bella de como será sua vida, e na escolha dos Cullen de se abster de matar humanos ao invés de seguir seus instintos: "Eu realmente acho que essa é a metáfora secreta dos meus vampiros. Não importa ao que você está preso na vida ou o que acha que tem que fazer; sempre pode escolher outra coisa. Há sempre um caminho diferente".[3]
Meyer, uma Mórmon, reconhece que a sua fé tem influenciado seu trabalho. Ela disse que seus personagens "tendem a pensar mais sobre de onde vieram e para onde eles irão do que poderia ser típico".[8] Meyer também orienta seu trabalho a partir de assuntos como sexo, apesar da natureza romântica dos livros. Ela declarou que não teve intenção consciente de seus romances serem influenciados pela crença Mórmon, ou de promover as virtudes da abstinência sexual e pureza espiritual, mas admite que sua escrita é modelada por seus valores, dizendo, "não acho que meus livros estão sendo realmente impressivos ou obscuros, por causa de quem eu sou. Sempre haverá muita luz em minha histórias".[13]

[editar] Próximos livros

[editar] Midnight Sun

Artigo PrincipalMidnight Sun (livro)
Stephenie Meyer estava escrevendo um livro que contava a história do primeiro livro da série, Twilight, do ponto de vista de Edward Cullen, chamado Midnight Sun. Porém uma cópia ilegal com os doze primeiros capítulos do livro foi publicada ilegalmente na internet. Ela publicou esses doze capítulos em seu site, mas parou de escrever o livro por tempo indeterminado.[14]

 - - - - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário